Desnecessário aqui tecermos maiores comentários sobre o verdadeiro caos que não só a economia brasileira mas a economia global se encontra e permanecerá após a atual pandemia do COVID-19.
Esta é uma realidade e não adianta se lamentar pelo que foi feito ou deixou de ser feito até o momento na sua empresa. É hora de se levantar, chacoalhar a poeira e enfrentar os problemas para darmos a volta por cima. Não será rápido e nem fácil, mas como sempre, é o espírito empreendedor que salvará este País.
Um dos inúmeros problemas que todas as empresas e de todos os portes e segmentos estão enfrentando é o aumento de sua inadimplência. Um aumento da inadimplência que é motivada por uma pequena minoria de aproveitadores da situação e em sua grande maioria por pessoas físicas e jurídicas que realmente foram afetadas de diversas formas possíveis em suas vidas pessoais, em seus negócios, em seus empregos etc.
Mas você que tem esta carteira acumulada de inadimplentes, o que deve fazer?
Algumas empresas estão optando por internalizar todas por enquanto a fim de não macular a imagem de sua empresa com os atuais clientes inadimplentes. Mas será que esta é a melhor opção?
Entendemos que não!
Primeiro porque você irá gerar uma demanda de trabalho para o seu setor muito acima da capacidade e portanto, além de não conseguir tratar todos os casos com o cuidado que cada caso merece, caindo portanto o seu crédito no esquecimento e ficando para o final da fila, como também irá destinar uma grande e cara força de trabalho da sua empresa que deveria estar focando em outras alternativas de vendas e gestão de carteira para sair da crise e gastando esta força de trabalho com algo que não irá gerar o retorno esperado e a curto prazo.
Claro que se a sua parceira terceirizada for uma daquelas empresas de cobrança robotizadas, “call center” e “brucutus” que fazem a cobrança, realmente, é melhor não terceirizar mesmo.
Mas se a sua parceira terceirizada de cobrança extrajudicial for como a EMPRES, o melhor que você tem a fazer é realizar uma reunião com seu parceiro, preferencialmente por videoconferência (não vamos nos esquecer das medidas protetivas recomendadas) e gerar uma estratégia diferenciada para esta nova carteira de inadimplentes para um período específico. Desta forma, todos os clientes inadimplentes terão uma atenção especial que merecem e terão o melhor acordo possível e que seja benéfico para todos e você poderá destinar a força de trabalho da sua empresa para áreas mais rentáveis ou que precisem neste momento de mais atenção e foco com o objetivo de sair da atual crise.
Outras empresas alegam que a estratégia atual é segurar tudo e depois ver o que fazer, praticamente, deixando a cobrança passiva e aguardando o contato do cliente inadimplente. Esta forma também não funciona pelos mesmos motivos supra, bem como, com o agravante de que, quando resolverem tomar uma atitude de encaminhar para a parceira terceirizada de cobrança, este lapso temporal inerte pode ser um diferencial entre aqueles que irão recuperar e aqueles que nada irão recuperar.
Há ainda muitos prestadores de serviços, principalmente instituições de ensino, que pensam em segurar internamente esta cobrança e depois tentar resolver caso a caso, alegando que seus clientes são sensíveis demais para serem cobrados por uma terceirizada. Mas a sua instituição de ensino, que provavelmente teve que passar por uma redução de colaboradores, terá braços para conseguir atuar da forma adequada em todas as situações? Conseguirá dar a atenção devida para todos os casos?
Os mesmos motivos supra indicados para os outros casos também se encaixam nesta situação.
Sabemos como o trabalho da recuperação de crédito extrajudicial é trabalhoso e demanda sistemas que otimizem toda esta gestão, agendamentos, dedicação exclusiva entre outros. A atuação e gestão efetiva e adequada não é nada fácil caso você queira fazer uma verdadeira recuperação de crédito.
Quem atuar por último, acabará recebendo, se receber, por último!
Assim como já sugerimos, o ideal é se reunir com sua empresa de cobrança terceirizada e desenvolver toda uma estratégia diferenciada de acordo com às necessidades da empresa e com as possibilidades do cliente inadimplente, deixando todo este trabalho para a parceira de cobranças e focando a sua equipe nas soluções de outros problemas que não podem ser terceirizados e nas vendas.
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